quinta-feira, 24 de julho de 2008

Discurso de formatura, Licenciatura em Física 2008.1, por Rafael Alves



"Boa noite, senhoras e senhores aqui presentes, diretor do CCEN e demais integrantes da mesa.

Gostaríamos de relembrar alguns aspectos marcantes desses anos de graduação. Já no primeiro período, tivemos uma amostra do que seria fazer Física na UFPE. As fenomenais aulas do professor Marcelo Gomes na disciplina de Elementos de Física nas quais ele apresentou de modo simples, questões não triviais, como – por exemplo – calcular qual a maior altura que uma montanha pode possuir no planeta terra, como os antigos calcularam o raio da terra, usando apenas geometria... Explicando também alguns dos mais belos experimentos da física, como a experiência de Millikan. Essas abordagens nos levaram a romper definitivamente com as idéias que um aluno do ensino médio possui a respeito da Física. Ele nos levou a perceber a Física muito além de bloquinhos escorregando em planos inclinados.

Para completar as boas-vindas ao espetacular mundo da ciência, tivemos o professor Getúlio Bulhões que nos desafiou a não ser um aluno L1, L2, Ln, siglas que acompanham as disciplinas da licenciatura e muitas vezes são sinônimo de inferioridade e que nos rotulam como aluno de segunda classe. Mas quero que fique claro, o problema não é a sigla, mas a mentalidade daqueles que estipulam o nível a ser dados nesses cursos. A você Getúlio nosso muito obrigado por nos contaminar com a idéia de que podemos ser muito mais do que alunos L’s, mas sim verdadeiros físicos. Graças a você, que ousou ministrar Geometria Analítica 1 em um curso L1, posso olhar no rosto dos licenciados que aqui estão e ver profissionais capacitados a exercer a docência, mas também a não ter abortada a sua carreira de físicos-pesquisadores. Porque é isso o que um licenciado em Física é: um físico com todos os seus atributos, e ainda por cima com a nobre função de transmitir os conhecimentos de Física para um aluno de Ensino médio.

Aprendemos também com o professor Antenor, de Química LF2, a valorizar livros importantes para a formação básica de um físico. Ele fazia questão de nos aconselhar a respeito do Mahan.

Ao longo da graduação, principalmente a partir do 5º período, aprendemos as maiores lições que o curso de Física nos proporcionou, lições essas que não são a extremização da ação, a resolução da equação de Schrodinger e nem mesmo a tão importante resolução do oscilador harmônico nas suas mais diversas formas. As mais valiosas lições que tivemos foram a união, companheirismo e solidariedade. Aprendidas no decorrer de vários finais de semanas, feriados, madrugadas e demais momentos vivenciados a base de muitos biscoitos trelosos, fazendo as listas e estudando para as provas. Tudo isso nos levou a formar uma verdadeira família e não apenas uma turma. Foi esse espírito de família que nos levou a ajudar Sérgio a voltar de Taiwan para poder concluir seu curso, mas é uma pena que ainda faltou 25h para concluir sua carga-horária e, assim ele não pôde se formar conosco.

MAS... nem tudo foram flores. É importante ressaltar que além das dificuldades naturais existentes no curso de Física, a licenciatura ainda sofre com o descaso de grande parte dos professores do Departamento. Muitos não têm interesse de lecionar na licenciatura e usam as mais diversas desculpas para justificar isso. Dentre elas, a mais comum é que dar aula numa turma noturna irá prejudicar o seu rendimento como pesquisador, pois no outro dia pela manhã o “professor” terá que estar em seu laboratório. Acreditamos que é de fundamental importância mudar essa mentalidade, porque dar aula em um curso noturno não é prejudicar seu desempenho como pesquisador, mas investir em uma geração de novos professores que terão a missão de ajudar a nascer nos alunos de Ensino Médio novos pesquisadores.

Ora, se tivermos bons Físicos como professores de Ensino Médio com certeza poderemos transformar essa sociedade de burocratas em uma sociedade de cientistas. Físicos-professores terão condições de mostrar aos alunos de Ensino Médio que tanto a Física como as demais ciências não se resumem a fórmulas matemáticas que aparentam não dizer nada, ao contrário, a ciência nos permite desvendar alguns dos mistérios escondidos pela natureza.

Todos nós nos orgulhamos muito de ter feito um curso 5 estrelas num departamento nível 7 Capes, onde somos exigidos a sermos alunos nota 1000. Porém, a busca por todos esses índices impede que o departamento seja nota 10 em suas maneiras de avaliar os alunos, porque - às vezes - se preocupa muito mais com o número do que com o aluno em si.

Mas, não queremos ser injustos com aqueles professores que são comprometidos com a educação, independentemente do curso ser noturno ou diurno. Dentre eles, gostaríamos de expressar nossa gratidão aos professores homenageados nesta noite e outros que apesar de não estarem aqui serão sempre professores homenageados por nós, uma vez que devemos a eles parte importante de nossa formação, como os professores Marcílio e Brady.

Julgamos importante também honrar àqueles que foram nossas primeiras referência em Física: nossos professores do Ensino Médio. Acredito que todos nós temos algum nome que gostaríamos de agradecer, por isso agradeço aqui ao meu professor Ivan Santos, como se estivesse homenageando a cada professor do Ensino Médio que colaborou para a formação de cada concluinte que aqui está.

Agradecemos também aos funcionários Ary e Paula que tantos nos ajudaram em nosso curso.

Além disso, nossa maior gratidão é para Deus que nos ajudou nesta difícil caminhada e à nossa família que sempre nos apoiou.

Enfim, por tudo isso, queremos deixar nossos parabéns a todos os formandos, pois independentemente da média geral de cada um, todos nós somos vencedores e verdadeiros alunos nota 10!"

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