sexta-feira, 25 de julho de 2008

Discurso de formatura, Bacharelado em Física 2008.1, por Tiago Souza





"Boa noite, senhoras e senhores aqui presentes, integrantes da mesa.

Hoje, nesta tribuna, eu tenho uma tarefa bastante difícil de ser cumprida: agradecer a todos os que contribuíram para essa conquista, fazer um honesto “mea culpa”, entre outras coisas, em menos de cinco minutos, que é o tempo regulamentar. Tentarei fortemente acabar antes que a musiquinha comece a tocar.

Iniciarei agradecendo aos amigos que estiveram presentes em todos os momentos da nossa vida, nos prestigiando e dando apoio sempre que necessário. Não poderia agradecer o suficiente pelo carinho de todos vocês. Esta é também a ocasião perfeita para pedir desculpas e também dar uma boa justificativa pela nossa ausência nos últimos anos. O curso de Física exige muita dedicação de nossa parte, estamos sendo sempre testados, e precisamos sempre estar muito acima das expectativas, que não são nem um pouco baixas – como prova, existem inúmeras fotos de noites viradas, em claro, estudando para as disciplinas. Mas como hoje vocês podem ver claramente, nós fizemos valer a pena todo esse tempo que estivemos distantes. Agradeço em nome de todos pela compreensão, pelo carinho, e por nunca ter nos deixado de lado, mesmo com nossa incompreensível ausência.

À minha turma original, sinto que hoje vocês não estejam em minha companhia, depois de todos os momentos juntos que tivemos. Mas não há o que temer: em seis meses vocês estarão aqui onde estou hoje, e eu estarei aí, batendo palmas e vibrando com seu sucesso. E não se iludam, seis meses passam voando. Saibam que vocês me proporcionaram momentos inesquecíveis, e serei eternamente grato por isso.

Aos amigos que comigo se formam hoje, digo que a princípio fiquei intimidado por não me formar com a minha turma original – até me dar conta que vocês naturalmente se tornaram uma grande parte de MINHA turma ao longo do tempo. Quem de vocês não se lembra de “Introdução à Óptica”, onde distante de boa parte da minha turma original, dividi as minhas noites em claro com vocês? Ou de “Laboratório de Física Moderna”, onde cada vez que um experimento dava errado – o que acontecia constantemente – e alguém tinha que ficar até tarde da noite refazendo todas as medidas, cantávamos alegremente um para o outro que hoje ficaríamos “Eu e você, você e eu, juntinhos!” no laboratório? Ou de Dinâmica Não-Linear, em que metade da turma chegou com mais de uma hora de atraso para a prova porque estavam todos em minha casa estudando na noite anterior e, bem, chegar na hora nunca foi o meu forte? Ou do desafio que foi pagar a disciplina mais difícil do Mestrado junto com todas da graduação, mas não sem o apoio incondicional de Rafael e Sobral? Ou de quando sentamos alegremente para fazer uma prova de Estado Sólido para sermos surpreendidos com um envelope pardo, com tirinhas de papel dentro que tínhamos que amassar e comparar com a variação de entropia diária de um ser humano? Vocês são meus heróis, isso sim. Eu poderia ficar a noite inteira aqui relembrando dos momentos que passamos juntos, e por isso quero que vocês saibam que para mim é uma grande honra compartilhar esse momento com vocês. Eliasibe, você é um cara iluminado, e seu esforço e companheirismo nunca serão por mim esquecidos. Sobral e Rafael, vocês dois são simplesmente destemidos e geniais – e um pouco loucos e inconseqüentes também. Agradeço por me incentivarem a ser um pouco louco, e preciso admitir que a experiência foi inesquecível. Meu curso não seria o mesmo sem vocês três, que junto comigo levaram o Diretório Acadêmico para frente, mesmo tendo consciência da tarefa monumental que isso seria. Tiago Nunes, brincar de “advogado do diabo” com você me fez crescer bastante, e espero que tenha feito você crescer bastante também (háháhá), e nossas discussões serão sempre relembradas com carinho – embora eu nunca vá torcer pelo Sport. Dibartolomei e Alan, eu queria ter a paz e tranqüilidade de vocês em época de provas: espero um dia ser uma pessoa tão amável e tranqüila como vocês. E Milena, Mileninha...você é uma macaca muito especial pra mim. Inteligente, bem-humorada e sempre a postos, seu espírito animador é contagiante. Eu só tive a honra de conhecer Ricardo e Bruno agora a pouco, durante a organização dessa colação de grau, mas tenho certeza que também se trata de duas pessoas maravilhosas. Mais uma vez, reitero, é uma honra para mim dividir esse momento com vocês.

Às namoradas e namorado, o nosso carinho pelo apoio incondicional. Não teríamos conseguido sem a força de vocês – vocês foram nossa fortaleza, e agradecemos entre outras coisas pelo ombro que nos consolou quando fizemos péssimas provas. A nossa indesejada ausência se justifica hoje, e em nome dos meus colegas que não têm namoradas fazendo física, aqui está a prova de que eles não estavam no bar da esquina tomando cachaça e paquerando as garotas que passavam rebolando. Isso tudo foi fruto da imaginação de vocês, e esse diploma vai por fim a esta discussão, combinado?

Aos nossos professores, muito obrigado por tudo. Vocês são pessoas maravilhosas. Aos excelentes professores, por conseguirem fazer coisas complicadíssimas parecerem tão simples e nos lembrarem do grande motivo que nos fez entrar nesse curso: que Ela, com “E” maiúsculo, é linda e faz o que quer – a nós, só resta pedir licença e tentar compreender os seus motivos. E se vocês se perguntaram “Ela quem?”, como Milena também certa vez perguntou para um desses excelentes professores, Ela é a natureza. Aos maus professores, agradeço por nos ensinarem a estudarmos sozinhos, a criar a tão desejada (e sempre necessária) independência. Vocês também têm parte no nosso sucesso. Aos orientadores pelo incentivo, e por estarem lá para nos segurar quando estávamos pra cair. Vocês são geniais, são mesmo. E aos professores homenageados, vocês não estão aqui por acaso. Sempre nos lembraremos de seus ensinamentos, e saibam que vocês realmente tocaram e mudaram nossas vidas, e merecem todo o crédito por isso.

Aos nossos familiares, esse dia é tão nosso quanto de vocês. Quando estávamos escolhendo o nome da turma, um dos nomes que surgiram durante o “brainstorm” foi “Eu devia ter escolhido Direito e feito mamãe feliz”. Mas na hora da votação esse nome foi rapidamente riscado da lista, pois concluímos que nenhuma das nossas mães teria ficado feliz se tivéssemos feito algo que não amamos. E foi unânime. Para um curso tão difícil, onde a perspectiva do futuro é nebulosa, isso é algo único. Nossas famílias nos apoiaram no momento em que decidimos nos aventurar nos mistérios da natureza, e por isso somos extremamente gratos. Em particular, eu agradeço a minha mãe e minha avó por terem me dado apoio em meu momento de fraqueza e me incentivado a fazer isso que amo, mesmo que tenha levando um tempo a mais para eu lograr êxito. E eu não poderia estar mais feliz hoje do que estou agora. É preciso muita coragem para decidir fazer Física, mas é preciso muita sorte para ter uma família que lhe apóie. E todos nós somos muito afortunados, e nesse momento precisamos agradecer. Tiveram aniversários que faltamos, casamentos que saímos mais cedo, churrascos, sushis e feijoadas em aldeia que perdi, celebrações que não pudemos comparecer devido ao curso que tínhamos escolhido, e que provavelmente não nos deixaria materialmente ricos – mas nossa família sabia que seríamos espiritualmente ricos e felizes, e isso era tudo que importava. A vocês também pedimos desculpas pela nossa ausência dentro de casa e em celebrações familiares. Mas, como disse para os nossos amigos, o dia de hoje mostra que fizemos valer muito bem todo esse tempo ausente, e estamos hoje colhendo os frutos de nossa dedicação. A vocês, pelo carinho, apoio, companheirismo e compreensão, o nosso muitíssimo obrigado.

Aos alunos de física que estão no início do curso, nossa mensagem de encorajamento: aparentemente, e ao contrário da crença popular, é possível sim se formar em Física – algo que imaginava ser impossível enquanto estava pagando Mecânica Geral.

Quando estava no quarto período - tá acabando, juro - quando estava no quarto período - juro - surgiu uma oportunidade de encabeçar a presidência do Diretório Acadêmico, a qual abracei, por achar que maior atenção deveria ser dada aos alunos que fazem parte do departamento. Estou muito orgulhoso, como estudante de física e como presidente da nossa gestão, de tudo o que fizemos. Os Colóquios Jrs ocorreram com freqüência impecável, com qualidade insuperável, alguns até com "comilóquio", e cativaram uma audiência importantíssima – aqueles que farão o futuro do D.A.. Hoje, alguns deles estão querendo fazer parte e ajudar a dar continuidade ao nosso trabalho, pois reconhecem a importância de expandir e melhorar as atividades para os estudantes da graduação. Como maior conquista, concretizamos a reforma de nossa sede.

O motivo pelo qual aceitei essa tarefa foi simples: eu sempre quis muito fazer a diferença. Eu ainda acredito num futuro mais bonito. Mas também acredito que esse futuro não virá se não lutarmos por ele. Às gerações futuras, resta a vocês dar continuidade a este trabalho importante, tornando a nossa parte no tripé alunos/professores/funcionários cada vez mais forte. Como diria o nosso professor homenageado Leonardo, “a viscosidade do sistema é altíssima”, mas sempre existirão desafios a serem vencidos, e precisamos tomar parte neles para que alguma mudança aconteça. Fizemos nossa parte, e agora é a vez de vocês.

Hoje, separamos os homens dos meninos – exceto Milena, que separou a mulher das meninas (háháhá). Estamos aqui por escolha, e nos formamos com muita dedicação e afinco. Mas afinal, porque escolhemos física?

Todos os grandes líderes da humanidade lutaram até lograr sua meta. Alcançar o que haviam elegido como felicidade, como fundamental para contínua busca. Buda renunciou a todo o conforto principesco para atingir a iluminação. Maomé sofreu perseguições e permaneceu indômito, até lograr sua meta. Gandhi foi preso inúmeras vezes sem reagir, fiel aos planos da não-violência e da liberdade para o seu povo. E Jesus preferiu a cruz infamante à mudança de comportamento fixado no amor.

A nossa escolha foi tentar entender como o mundo funciona, motivados pela nossa insaciável curiosidade. Na verdade, saímos com mais perguntas do que quando entramos, pois Ela, com “E” maiúsculo, nos prega peças, e não se mostra facilmente. Aprendemos, no entanto, a apreciar esse seu lado tímido, e sempre seremos insistentes, para quem sabe um dia, ela dar mole pra gente. E nesse dia, todo o esforço vai ter valido a pena, pois seremos um dos poucos no mundo que conseguiu tirar uma casquinha dela!

Nós, que juntos caminhamos até aqui, juntos iniciamos uma nova fase. E que venha o Mestrado, as listas, e a falta de tempo de novo. Por enquanto, repito as palavras mais do que apropriadas de Júlio César: “Veni, vidi, vici!”.

Muito obrigado a todos vocês pela atenção e pelo carinho, e espero que todos tenham uma ótima noite como eu estou tendo!

Obrigado!"

Nenhum comentário: