quarta-feira, 14 de novembro de 2007

O Caminhar do Mundo...

Seja S a entropia de um sistema, K a constante de Boltzmann e W o número de estados acessíveis deste sistema...
S = K ln W
(A entropia cresce logaritmicamente com o número de estados acessíveis)

Bem, chego timidamente e receosamente (visto que as postagens anteriores foram grandiosas) para discutir a deixa de Fábio sobre o caminhar do mundo. Às vezes creio que os tempos anteriores eram diferentes: muito mais organizados, muito mais interessantes onde a população era mais respeitosa e coisa e tal; mas refletindo bem, depois de uma poderosa conversa no blog sobre estatística, imagino como as coisas foram de fato: organizadas e muito mais respeitosas que hoje (rsrs)... Mas o que pretendo aqui chamar atenção é que a atualidade está certamente muito melhor que outrora.

É certo que "é mais fácil soltar bombas em outros países, acreditar em coisas falsas e é mais provável nos contradizermos, pois há muito mais informação acessível do que antigamente e mais informação significa maior complexidade e menos controle". É isso mesmo! Isso se chama Entropia!!!! O sistema está mais caótico que antigamente e isso é uma lei da natureza, tem que ser assim...

Podemos fazer alguma previsão para o futuro? O futuro é mais caótico que hoje, certamente... Mas esta frase influencia a mente de leitor. Mais caótico significa que criaturas com condições iniciais muito próximas podem chegar a lugares muito diferentes (podem se afastar exponencialmente). Antigamente, nasceu escravo morreu escravo... Mais caótico é melhor!

Foi citado que as informações estão mais acessíveis, aqui creio certa a maneira de encarar a idéia (fazendo o resumão): o número de estados acessíveis aumentou (e seu logaritmo aumenta junto, rsrs ) e isso certamente é algo bom. O caos, o número de estados acessíveis, a entropia aumentou e isso significa que temos muito mais opções que antigamente e temos mais probabilidade de atingir pontos remotos às condições da vida atual.

Mas e o controle? A idéia do controle não é fundamental e muito menos democrática. A democracia respeita o cidadão e todas as suas escolhas (desde que não interfira destrutivamente com a vida dos outros - bem... É por aí!!) e não tem interesse, ao menos como idéia, de controlar as coisas. Seria ingenuidade dizer que controle não é importante, principalmente na atualidade; mas penso que controle não é importante ao menos em uma sociedade futura muito mais caótica, onde não se tem interesse de restringir a acessibilidade de algum cidadão.

A veridicidade depende do querer saber. Se você quer de fato se informar sobre alguma (não dada) informação você deve pesquisar e procurar entender as leis que regem a dinâmica da idéia, não simplesmente aceitar. Mas o querer depende da educação, pois as pessoas precisam entender o funcionamento das coisas e saber porque querer o que se quer, não meramente querer por querer e a educação ainda resolve o problema do respeito... O que queria destacar é que a democracia estaria se desenvolvendo muito mais se deixasse de investir no controle e na estabilidade das massas e investisse em educação (mas aí vem Messias e pergunta sarcasticamente: "Educação não é controle?", creio que depende da intenção do educador, mas deixemos esta discussão para depois) para toda a população, haveria tendência a um equilíbrio térmico e o caos esclarecido poderia ser a solução de todos os problemas sociais.

Um comentário:

Tiago Souza Lima disse...

adorei esse post! Genial, Sobral! =DDD