quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

A lógica dos políticos: os fins justificam os meios


Experimental
Originally uploaded by Henrique Vicente
Maquiavel disse faz algum tempo que os fins justificavam os meios. Ele não quis dizer com isso que era justificável o uso de brutalidade ou atitudes anti-éticas para se conquistar novos territórios, etc. Esse pensamento surgiu devido a uma má tradução de sua obra para a língua inglesa, se não estou enganado.

O que ele buscou falar com isso foi que os meios de se chegar aos dados fins eram determinados pelos próprios fins. Ou seja: os meios não eram escolhidos ao acaso, mas pelo uso da razão. Se é desejável atravessar um rio, não se deve ficar andando em uma das margens do mesmo, mas molhar os pés, usar um barco ou uma ponte.


Para entender o que vem a seguir se faz necessário o conhecimento de alguns fatos:
i) A Anac afirma ter um bolsa-piloto para cobrir 75% do valor do curso de formação.
ii) Boa parte do custo de se formar como piloto é por conta do custo de hora-vôo.
iii) A maior parte do custo de um vôo para um avião — como o da imagem, que é justamente o tipo do usado no curso de piloto privado — é com combustível.
iv) A maior parte do custo do combustível é com impostos.
v) Para se formar como piloto no Brasil se faz necessário aulas práticas em aeroclubes.
vi) A Anac "descubriu" ter 433 aviões emprestados para aeroclubes que os usam — principalmente — para formação de pilotos.
vii) A Anac possui um bolsa-piloto para custear 75% dos custos de formação de um novo piloto.


Pois bem... Qüal a fantástica idéia da Anac? Leiloar os aviões e usar o dinheiro para custear a formação de mais novos pilotos!

Vejamos: os aeroclubes vão ter que arremater os aviões (logo, precisarão de dinheiro) ou devolvê-los. O que encarecerá os custos para novos alunos uma vez que a oferta irá diminuir e os custos aumentar.


E a Anac ainda fala que "estimula, incentiva e fomenta" a formação de novos pilotos. Dá para acreditar?


Para mim isso está em perfeita coerência com a lógica dos políticos! Estamos em ano de eleição! Não importa se isso vai ser bom ou ruim para outros senão eles próprios. O que importa é o que vai ser material que poderá ser usado como propaganda política, qüando assim for útil.

Não seria de uma lógica mais coerente diminuir os impostos sobre o combustível liberando uma cota de combustível para os novos pilotos usarem e após finalizar o curso terem os impostos referentes àquela qüantidade reembolsados uma vez alcançando a certificação, no mínimo?


Não para os fins desejados pelos políticos. A Anac, por sua vez, tem em sua construção o DAC, que deveria se chamar DCA (Defesa Anti-Aérea).


Em outras palavras: os nossos burocratas também sabem seguir a lógica. Usam os meios corretos para os fins que querem. Pelo menos qüando querem material para o horário eleitoral.


Anac vai leiloar 433 aviões de sua propriedade, por UOL Últimas Notícias.

PS: após meses registrado, esse é o meu primeiro post aqui... :)

Um comentário:

Ileana PéreZ disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.