quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Jogo da Velha Tridimensional?

No Departamento quando não se tem o que fazer (quando é isto?) acabamos inventando outras coisas malucas, eis aqui uma loucura recente: o jogo da velha tridimencional. As regras continuam válidas: ganha quem completar uma fileira, mas agora a noção de altura é explorada o que torna mais fácil alguém vacilar. A figura mostra as maneiras de se ganhar: Amarelo - pela coluna no mesmo "andar"; Amarelo Queimado - pela linha no mesmo "andar"; Violeta - pela diagonal no mesmo "andar"; Roxo - pela coluna (pense como se os "andares" estivessem um em cima ou em frente ao outro); Azul - pela diagonal vertical; Verde - pela diagonal horizontal; Vermelho - pela diagonal "diagonal", rsrs.
O processo foi mais ou menos assim: queríamos reconstruir o jogo da velha para que não desse sempre empate se os jogadores fossem bons, então imaginamos fazer tridimencional. O problema é que neste caso o primeiro jogador sempre ganha se souber jogar ao menos razoavelmente. Nossa solução foi colocar mais uma pessoa para jogar (três pessoas), embora o problema não fosse realmente solucionado e o jogo perdesse a essência observamos que questões políticas são envolvidas e fica realmente um jogo interessante.
A última solução proposta foi acrescentar mais um quadrado assim ficam quatro jogadas mínimas para a vitória e quatro "andares", rsrs. É esta figura ai ao lado: um jogo para duas pessoas que jogam alternadamente até que alguém complete uma fileira.
Eu espero que neste jogo se ambos os jogadores souberem fazer um belo jogo será sempre empate, como o jogo da velha no plano, mas agora "o juízo do cabra dá nó" como disse nosso amigo Tiago ceará quando jogava! Bem, espero que gostem e joguem!!!
Abraço a todos.
___________________
Eu imagino que, pela simplicidade e analogia, este jogo já deve "rodar" em algum lugar, então não devemos dizer exatamente que "inventamos"; mas a idéia foi construída independentemente de qualquer outra idéia externa. É diversão.