domingo, 27 de maio de 2007

Aquecimento Global

Quando olhava um mapa esses dias, lembrei-me de que quando era criança e olhava numa revista uma estimativa do mapa para o estado da Flórida no ano 2100. Quase metade do território que existe atualmente seria coberto por água devido ao derretimento das geleiras consequente do aquecimento global. Fiquei chocado com aquilo como muitas crianças ficam impressionadas com esses assuntos de ordem apocalíptica.

Era uma Globo Ciência de 1993. Na verdade, as previsões catastróficas do aquecimento global vêm sendo divulgadas desde a década de 70. No final do ano passado, encontrei no Gabeira.com um debate sobre a necessidade de focar atenção em alguma figura de poder visual para fixar melhor o problema na cabeça pessoas. A exemplo do buraco na camada de ozônio, pois figura de um "buraco no céu" possuía um raro apelo visual que acabou por diminuir a emissão de CFC na atmosfera. Uma possibilidade para o caso do aquecimento (um rascunho na verdade) seria a imagem do planeta dentro de um forno.

O que isso mostra na verdade era um processo que já vinha se desenrolando a anos de se colocar como prioridade na pauta da humanidade a questão do aquecimento. O boom só aconteceu mesmo na forma tradicional de acontecer: quando não tinha mais jeito. O consenso de que o problema é irreversível acabou por sensibilizar Bush e companhia. Mas vamos ver onde vai dar. E torcer para que não vire mais um modismo sem atitudes concretas.

Fica a velha lição: se tirar um pouquinho antes, o problema é evitado. Como o leite derramado, por exemplo.

Nenhum comentário: